Cursos técnicos das áreas da Geografia e Perícia Ambiental / Estratégia: Olho de Tigre / A educação não tem como objeto real armar o cidadão para uma guerra, a da competição com os demais. Sua finalidade, cada vez menos buscada e menos atingida, é a de formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se aperfeiçoe a sociedade humana como um todo. Milton Santos
Viver a jornada é embarcar na experiência humana na busca por algum aprendizado, todos os dias. Um gesto, uma palavra, uma cena, a atitude de alguém, uma criança, um desconhecido, um amigo. Tudo e todos podem nos ensinar, mesmo sem perceber. Viver a jornada é enxergar a sorte de se estar aqui e querer fazer o melhor desta chance. É ver em cada momento alegre, simples e genuíno, uma dádiva. É ter medo, sim, mas tentar, diariamente, deixá-lo de lado e não se abater. É ver em cada dificuldade, uma oportunidade, uma porta para o crescimento. É esperar menos dos outros, e fazer mais por si mesmo. É assumir o comando. Viver a jornada é entender que, na vida, é preciso agir, mas também é importante deixar fluir, e muitas vezes, deixar ir. É descobrir o significado de aceitar, quando não se pode mudar. É perder a necessidade de controlar, e simplesmente acreditar.
É plantar, a cada dia, uma sementinha. Seja para a sua mente, com bons pensamentos e inserindo novos hábitos, seja para o outro, com um sorriso ou uma palavra que contagiam. É encarar a realidade de que tem dias que é mesmo difícil ter positividade, e tem outros que é bem difícil praticar o autocuidado, o amor próprio e a gratidão. Mas viver a jornada é tentar de novo no dia seguinte, é seguir tentando fazer o melhor que você pode, com o que você tem no momento. É extrair vontade de ser melhor para você (e para os outros) mesmo quando há muito cansaço. É, de alguma forma, tentar sair daqui melhor que chegamos, e assim vamos…
É de primordial importância para a vida do ser humano que antes de morrer faça uma grande aventura ou um mergulho no desconhecido. Esse é o tipo de experiência que lhe faz perder algumas máscaras sociais e entrar de cabeça no mundo da natureza e da essência do ser humano, encontrando o equilíbrio e tranquilidade para saber selecionar a quantidade de informações que domina o atual panorama social e saber estabelecer o autocontrole.
A Montanha é um templo onde costumamos praticar nosso agradecimento por toda nossa vida. É o lugar onde costumamos tomar consciência de nossa existência, de nosso tamanho perante a natureza e não um estádio onde costumamos competir e torcer desesperadamente, como na vida cotidiana de trabalho em nossas grandes cidades. O Homem se torna um ser completo quando aprende a utilizar-se conscientemente de seu corpo físico, mental e espiritual.
Quando subimos uma montanha em qualquer lugar mostramos a nós mesmos o quanto podemos ser fortes, o quanto podemos ter disciplina e, principalmente, o quanto podemos realizar coisas que a princípio pareciam impossíveis. Observando este cenário, a escalada se torna uma acessível válvula de escape e uma excelente ferramenta de motivação, desapego, admiração e autocontrole. Com a possibilidade de explorar lugares muito próximos e dentro do nosso próprio país, podemos encontrar atividades e opções de riqueza natural incomparável e montanhas com possibilidades e qualidade rochosa comparada aos melhores points de escalada do mundo.
Deixo como dica que estejam sempre abertos mentalmente e preparados fisicamente para terem a possibilidade de explorar todas as experiências que a vida e a natureza possam lhe proporcionar. Muitas vezes nosso sonho está mais perto do que a gente imagina. Às vezes já estamos até vivendo ele, mas nem mesmo estamos tomando consciência.
Estando abertos, estaremos vivendo o presente de forma tão intensa que nem mesmo o “cume” passará a ser sinônimo de sucesso e realização, uma vez que este não é um troféu para nosso ego e representa, geralmente, uma parcela mínima dentro de uma grande expedição ou dentro de uma grande viagem.Conheça, explore e busque o desconhecido e ele brindará sua vida de momentos únicos, e assim você saberá escutar suas próprias vontades e saberá selecionar os maiores entres os seus grandes sonhos.”