Coração Valente

O segredo do sucesso é a constância do propósito. Benjamin Disraeli

“Coração valente é aquele que mesmo com o fracasso não desiste de lutar pela vida.”  Paula Dallyla Costa da Silva

Você tem repensado a sua vida?

Tem se perguntado se não existem outros caminhos além daquele que você e outros bilhões de pessoas estão trilhando todos os dias?

Você tem se olhado no espelho e não tem estado muito contente com o que vê? Reclama que nunca tem tempo para você, sua família e para as coisas de que gosta de fazer?

Se respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, talvez seja o momento de repensar sobre qual caminho você está trilhando para o seu futuro.

Se o seu Plano A – emprego, salário, tempo livre, qualidade de vida – não está satisfatório e você está se perguntando se existem alternativas melhores nesse mundo tão caótico, leia os próximos parágrafos em que lhe apresento uma alternativa, o caminho para ser um profissional autônomo vencedor e se libertar dos muitos grilhões que nos acorrentam dia a dia.

Estou subindo a minha montanha, mas você também pode fazer o seu caminho, criando  um plano B, uma nova rota muito mais eficiente, crie, inspire, deixa o seu coração guiar o seu caminho, mas lute com garra e perserverança, não existe caminho fácil!

 
 
 

Ao longo de todos esses anos, tenho descoberto que o reencontro da felicidade se encontra, muitas vezes, na contramão do status quo. Tenho há muito tempo lutado contra essa padronização imposta pela sociedade contemporânea e praticado o que alguns autores e pensadores chamam de a “arte da não conformidade”, ou seja, viver a vida que eu quero viver, não aquela que as pessoas querem que eu viva. Você já parou para pensar que boa parte do seu tempo é dedicado à vida que os outros querem que você viva? A não conformidade significa viver não conforme os padrões, mas entender qual o jogo que está sendo jogado.

Na maioria das vezes, porém, o jogo entra na sua vida como uma imposição ou falta de clareza do que parece estar errado. Há algo errado, você sente, mas não enxerga o que é. A nossa vida é como um grande pátio circular vazio com quilômetros de metros de diâmetro em que nós nos encontramos bem no meio dele. Não há caminhos, não há rotas. Nós as fazemos enquanto caminhamos, porém, em algum momento, se olharmos para baixo, veremos que há alguns caminhos traçados a giz no chão. Rotas que outras pessoas traçaram para que seguíssemos, estes não são nossos caminhos. São os delineados por alguém.

Curiosamente, tendemos a segui-los. A liberdade de poder fazer o seu próprio caminho é angustiante se não sabemos o que fazer ou aonde queremos chegar, então, dizem-nos o que realizar e, muitas vezes, aceitamos tal imposição pacificamente. Parece que estamos em uma grande armadilha, que utiliza a ilusão do sucesso na vida como sua principal arma. Ter sucesso significa um bom cargo em uma multinacional para ganhar dinheiro e poder comprar coisas das quais nunca poderemos usufruir pela falta de tempo, afinal, estamos trabalhando para ganhar mais dinheiro. O tempo e o dinheiro parecem nunca entrar em um acordo. Não estou dizendo que sou um revoltado e nem para você ser um, mas, sim, alguém que entende o valor da vida para vivê-la por inteiro. Só temos essa possibilidade e tenha a consciência de que um dia não estaremos mais aqui. Viver uma vida por inteiro significa viver muito além dos limites que a sociedade lhe impõe. Ter dinheiro para usufruir dela, mas, principalmente, ter tempo para tal. A transição para uma vida plena, bem mais divertida e feliz, é lenta e não é fácil. Sair da caixa que nos impõem todos os dias é uma tarefa árdua, mas possível.

As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas.  Provérbio japonês